quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O velho e bom rock in roll


Origens do gênero

As origens do rock and roll remontam ao final dos anos 1940 e início dos anos 1950 através de uma combinação de diversos gêneros musicais (predominantemente afro-americanos) populares naquele momento. Estes incluíram o gospel] norte-americano, a folk music e o blues - em especial as formas elétricas desenvolvidas em Memphis, Chicago, Nova Orleans, Texas, Califórnia e outros lugares - à base de um boogie woogie tocado no piano e um jump blues que foram se tornando conhecidos coletivamente como rhythm and blues. Também neste caldeirão, adicionaram-se influências de country music e jazz.
No entanto, elementos de rock and roll podem ser ouvidos em gravações country da década de 1930 e blues dos anos 1920. Durante aquele período muitos brancos norte-americanos experimentaram o jazz e o blues afro-americanos. Frequentemente, a música "negra" era relegada a condição de produto musical racial (código da indústria fonográfica para estações de rádio de rhythm and blues) e raramente era ouvida pela corrente majoritária branca. Poucos músicos negros de rhythm and blues, notadamente Louis Jordan, The Mills Brothers e The Ink Spots, alcançaram algum sucesso, embora em alguns casos (como o da canção 'Choo Choo Ch'Boogie', de Jordan), este êxito tenha sido alcançado com canções escritas por compositores brancos. O gênero Western swing da década de 1930, geralmente tocado por músicos brancos, também seduziu fortemente o blues e diretamente influenciou o rockabilly e o rock and roll, como pode ser ouvido, por exemplo, na canção Jailhouse Rock, de Elvis Presley, de 1957.
Voltando ainda mais longe, o rock and roll pode traçar uma linhagem para o velho distrito Five Points, em Manhattan, em meados do século XIX, cenário da primeira fusão pesadamente rítmica de danças africanas com a melodia de gêneros europeus, especialmente de origem irlandeses.
Em 1956 no filme Rock, Rock, Rock, Alan Freed interpreta a si mesmo, diz ao público que "Rock and roll é um rio musical que tem absorvido muitos riachos: rhythm and blues, jazz, ragtime, canções de cowboy, canções country e música folk. Todos contribuíram para o big beat. "
A tabela abaixo aponta algumas (mas não todas) das principais influências sobre rock and roll. Qual deve ser salientado é que, antes do rock and roll, a música foi categorizada por raça, nacionalidade, localização, estilo, instrumentação, técnicas vocais, e mesmo de religião. No entanto, com a imensa popularidade e sucesso comercial de Elvis Presley em 1956, Rock and roll se tornou um objeto angular da indústria da música na América. Nunca mais a música foi definida e categorizada desta forma. Pelo contrário, tornou-se inclusive de quase todos os tipos de música que tinha ganhado uma certa quantia de popularidade.
Algumas Curiosidades do rock:

Quando nasceu, Jimi Hendrix foi chamado por sua mãe de Johnny Allen Hendrix; entretanto, após o pai de Jimi levá-lo consigo, decidiu registrar o garoto - isto já em setembro de 1946 - com o mesmo nome de um irmão, falecido na década de 20, chamado James Marshall Hendrix. Mas, ao contrário do que alguns pensam, a lendária fábrica de amplificadores Marshall não teve nenhuma inspiração em Jimi, pois já estão em atividades desde o ano de 1962.
  *       *        *
Uma das maiores lendas da história do Rock é a que diz que Jimi Hendrix teria se oferecido para integrar o Emerson, Lake & Palmer, e que o trio teria recusado o convite! Pura ficção: quem foi efetivamente convidado para integrar o que viria a se tornar o trio foi o baterista Mitch Mitchell, amigo de Keith Emerson (e neste caso, o trio acabaria se chamando Emerson, Lake & Mitchell!). Porém, logo depois decidiu-se que quem ficaria com as baquetas seria Carl Palmer. Na época, Keith Emerson era alcunhado pela imprensa britânica como o "Jimi Hendrix dos teclados", e Mitch acabou comentando com Hendrix sobre a possibilidade de uma "jam" com Keith, ao que o guitarrista concordou, e disse que quando possível, gostaria sim de dividir o palco com o tecladista, numa das costumeiras jam-sessions que fazia com inúmeros músicos, mas não mencionou nada sobre ingressar na banda!. Entretanto, com a morte de Hendrix em setembro de 1970, o encontro acabou não vingando.
*      *      *
O Dire Straits se chamava originalmente Cafe Racers; entretanto, logo após sua segunda turnê, adotaram o nome com o qual passariam para a posteridade, inspirado num amigo da banda, que observou a precária situação dos rapazes (Dire Straits = finanças em ruínas).
*      *      *
Swan Song", o símbolo que o Led Zeppelin adotou como logotipo de sua gravadora, foi inspirado num quadro pintado em 1851 por William Rimer intitulado "Evening Fall Of Day", que representa Apollo, o Deus grego do Sol. Há também uma canção instrumental inacabada com este título, que depois resultaria em "Midnight Moonlight", gravada pelo The Firm.